Dudu do Acordeon

Menu suspenso


Menu principal

Conteúdo

espaço cultural

Frevo
Frevo
O Frevo é um ritmo pernambucano derivado do dobrado, da marcha, do maxixe e da capoeira. Surgido no Recife no final do Século XIX, o frevo se caracteriza pelo ritmo extremamente acelerado. Muito executado durante o carnaval, eram comuns conflitos entre blocos de frevos, em que capoeiristas saíam à frente dos seus blocos para intimidar blocos rivais e proteger seu estandarte. Da junção da capoeira com o ritmo do frevo nasceu o passo, a dança do frevo.
A palavra frevo vem de ferver, uma vez que, o estilo de dança faz parecer que abaixo dos pés das pessoas exista uma superfície com água fervendo. Apesar de parecerem simples ao olhar, os passos do frevo são bem complicados, pois, esta dança inclui: gingados, malabarismos, rodopios, passinhos miúdos e muitos outros passos complicados. O frevo possui mais de 120 passos catalogados.
Os dançarinos de frevo encantam com sua técnica e improvisação, sendo que esta última é bastante utilizada. Para complementar a beleza da dança, eles usam uma sombrinha.
Na década de trinta, o frevo foi subdividido em três tipos:
1. Frevo de Rua: é o mais comumente identificado como simplesmente frevo, cujas características não se assemelham com nenhuma outra música brasileira, nem de outro país. Música puramente instrumental, sem adição de nenhuma voz cancionando.
E ainda há subdivisões a partir do frevo de rua:
• "frevo abafo", em que predominam as notas longas tocadas pelos metais, com a finalidade de abafar o som da orquestra rival;
• "frevo-coqueiro", uma variante do primeiro, formado por notas agudas, curtas e andamento rápido;
• "frevo-ventania", de uma linha melódica bem movimentada;

2. Frevo Canção: é derivado da ária (composição musical escrita para um cantor solista), tem uma introdução orquestral e andamento melódico, típico dos frevos de rua. É sequenciado por uma introdução forte de frevo, seguida de uma canção, concluindo novamente com frevo.

3. Frevo de Bloco: é um frevo executado por orquestra de pau e cordas (geralmente composta por violões, cavaquinhos, banjos, bandolins, violinos, além de instrumento de sopro e percussão). É chamado pelos compositores mais tradicionais de "marcha-de-bloco".
Frevo   Frevo
Clique na imagem para ampliar
agenda
Não existe nada cadastrado no momento!

Parceiros parceiros   parceiros   parceiros   parceiros   

Rodapé

Copyright

Copyright © 2009. Dudu do Acordeon. Todos os direitos reservados. Contato para Shows: 81 9631 3466

Criação e desenvolivmento

SER Digital - www.serdigital.com.br