Dudu do Acordeon

Menu suspenso


Menu principal

Conteúdo

espaço cultural

Chiquinha Gonzaga
Chiquinha Gonzaga
Iniciou a carreira artística em 1950 fazendo coro com as irmãs para Luiz Gonzaga no grupo que ficou conhecido como Os Gonzaga. Cantou nas Rádios Mayrink Veiga no Rio de Janeiro e na Rádio Record de São Paulo. Ainda em 1950, participou com os irmãos do show de inauguração da TV Tupi.

Em 1952, fez com os irmãos e o pai, então chamados de Os Sete Gonzagas, uma temporada de sucesso na Rádio Tupi do Rio de Janeiro. Chegou a se apresentar em Nova York. Até a década de 1980, gravou cinco LPs. Em 1982, foi se afastando da vida artística com a morte do marido. Continuou fazendo shows mas parou de gravar. Em 2001, foi convidada por Gilberto Gil para participar do filme "Viva São João" dirigido por Andrucha Waddington, no qual visita a cidade de Exu e canta com Gil. Em 2002, esteve em Recife, acompanhando a exibição do filme, no festival de cinema do Recife, onde o filme ganhou diversos prêmios. Nesse ano, gravou no estúdio Geléia Geral, de Gilberto Gil, o CD "Pronde tu vai Luiz", com 12 composições de sua autoria e mais duas do irmão, "O velho novo Exu" é a música título. Ainda no mesmo ano, fez show no Rio de Janeiro, onde cantou duas músicas com Gilberto Gil, além de fazer shows em Recife. Em 2005, com quase 80 anos, arrastou o cordão nas ruas de Recife, deixando o instrumento por uns momentos para se integrar à caminhada que movimentou as ruas com xotes, xaxados e baiões, durante os festejos juninos da cidade, em que foi homenageada pela prefeitura. Nessa ocasião deu entrevista a diversos jornais, inclusive ao Jornal "O Globo", do Rio de Janeiro, em que defendeu o forró que considera autêntico, executado apenas com sanfona, triângulo e zabumba. Nessa ocasião declarou: "O forró é para sempre, não acaba não". Carinhosamente chamada pelos pernambucanos de "princesa Chiquinha", nesse ano foi homenageada pela prefeitura de Recife nas festas de São João.

Chiquinha Gonzaga faleceu aos 85 anos em Duque de Caxias (RJ), no Hospital Municipal Moacyr Rodrigues do Carmo. Segundo o neto de Chiquinha Gonzaga, Vitor Hugo Custódio, seu último show como cantora foi realizado em dezembro de 2009. Há alguns meses, ela foi atropelada e começou a apresentar uma série de problemas. Ela permaneceu em casa até a última semana, quando foi internada com suspeita de pneumonia.
Chiquinha Gonzaga   Chiquinha Gonzaga
Clique na imagem para ampliar
agenda
Não existe nada cadastrado no momento!

Parceiros parceiros   parceiros   parceiros   parceiros   

Rodapé

Copyright

Copyright © 2009. Dudu do Acordeon. Todos os direitos reservados. Contato para Shows: 81 9631 3466

Criação e desenvolivmento

SER Digital - www.serdigital.com.br